segunda-feira, 17 de março de 2014

O desafio dos jogos computacionais no ensino de matemática

     O uso dos jogos no ensino de matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos aprendam o conteúdo de uma maneira diferenciada onde, é despertado o interesse do aluno envolvido. O jogo acaba propiciando o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas, na medida em que possibilita a investigação, ou seja, a exploração do conceito por meio da estrutura matemática subjacente ao jogo, que pode ser vivenciada pelo aluno quando ele joga. Ou seja, o movimento do jogo em sala de aula envolve a elaboração de estratégias, que possibilitam ao jogador analisar suas opções de jogadas e levantar hipóteses que possibilitem vencer o jogo.(SANTOS, 2009)

     Os alunos do 4º ano 1 e 4º ano 3, juntamente com a professora Dalvana dividiram a experiência de praticar a tabuada com o auxílio dos jogos computacionais. Utilizando o jogo "Tabuada do Dino", do site Escola Games, os alunos podiam escolher o nível e a tabuada a ser calculada. Além de vibrar com os acertos e aprender com os erros, a recompensa para aqueles que passassem pela fase era ir para o "Mini Game", uma parte do jogo em que o pequeno dinossauro precisava ser conduzido por um mundo matemático de cálculos, obstáculos e muita concentração. Os alunos aprenderam, se divertiram e viajaram para um mundo das tecnologias que está ai para proporcionar ainda mais aprendizado ao dia a dia.

 Cabe ainda ressaltar sobre a grande importância do acompanhamento do professor regente da turma. A atuação do professor é fundamental para que o jogo seja utilizado no contexto educacional e se transforme, de um simples passatempo, em um instrumento de aprendizagem.



     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (2000), apontam os jogos como um caminho a ser seguido, para o desenvolvimento no ensino da matemática. E ainda enumera vários objetivos que têm como finalidade, levar o aluno a: “Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual característico da matemática” (PCNs, 2000, p. 51). 

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